Antônio Carlos Bernardes Gomes

Você sabe quem é Antônio Carlos Bernardes Gomes? Não? Vou dar uma dica: nasceu no Morro da Cachoeirinha, no subúrbio do Rio, e se tornou ajustador mecânico. Ainda não? Ele sempre tocava um sambinha de fim de semana pra descontrair… e chegou a fundar um grupo chamado “Sete Modernos”. Ainda não tá claris de quem estou falandis? Bem, por ser um figura, esse Antônio, um comédia, ele foi convidado pra atuar com outros 3 humoristas, tendo recusado várias vezes, até que, por fim, convencido por seu amigo Manfried Santanna, topou integrar o quarteto. Já ligou o nome com o forévis, certo? Numa de suas apresentações, cruzou com Grande Otelo nos bastidores e este lhe batizou com o nome de Mussum!

Mussum é pra mim, sem sombra de dúvida, o melhor humorista dos Trapalhões. Mussum era o que era, não criava personagens, era aquele malandro sambista da mangueira… Mas este post não é pra rememorar os trapalhões. Hoje, por intermédio de um amigo, o Denis, descobri que o Mussum fazia parte do grupo “Os originais do samba” (que foi o desenvolvimento dos “Sete Modernos”). Sempre ouvi os Originais, mas não sabia que o Mussum fazia parte dele! Fiquei ainda mais admirado com esse figura.

Os Originais têm uma puta importância no desenvolvimento do samba brasileiro, desse som que acompanha a resistência do povo trabalhador e abre espaço pra sua alegria e deboche. Tocaram com grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Elis Regina, Jair Rodrigues, Vinicius de Moraes, Baden Powell. Influenciaram um número incontável de sambistas e foram dos primeiros a excursionar pelo mundo afora! Fizeram história com suas letras bem elaboradas e carregadas de humor. Pois é! O Mussum já era famoso e importante antes dos Trapalhões! Segue abaixo um fantástico vídeo do Mussum junto com os Originais do Samba e depois um videozinho em homenagem ao seu “personagem”.

Casa, comida, três milhão por mês, fora o bafo! Mussum Forévis! :)



Anúncios

~ por jeffvasques em 14/01/2010.

5 Respostas to “Antônio Carlos Bernardes Gomes”

  1. eu adoro ele….. tenho dois vinis dos originais que dá pra ver a cara dele!! hehehehe, um desses vídeos ta no meu favoritos do youtube….

  2. Oi Jeff!
    Acabei de alterar os links.
    Sobre o livro, andei lendo, agora no ano novo (agora que acabou a horda desenfreada de vestibulares eu consigo ler alguma coisa diferente); estou gostando :)
    (por enquanto, a subverso continua sendo minha favorita… vamos ver ^^) beijinho.

  3. Ah! Que delícia esse vovô! Uma das vozes “bôuas” desse mundo!
    Bitoca no nariz, Jeff! Adorei a casa nova.

  4. Perceba, comentei no lugar errado. O comentário era pro Cohen e não pro Mussum! Mas ficou no mínimo engraçado!

  5. ahahahah…. ficou engraçado mesmo! Mazu! Benvinda! Putz, o esquema de comentário desse template do wordpress confunde mesmo! fuçei pra ver como mudar, mas não descobri (a não ser trocando o template todo) bejao, jeff

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: