Catando feijão I

Li, há pouco tempo, um livro do Caio Fernando Abreu chamado “Ovelhas Negras”. É uma coletânea dos textos de Caio que não entraram em suas obras, os textos rejeitados por ele, seja pela qualidade, pela incompletude, pela imaturidade… É um livro para fãs ou pessoas interessadas no processo criativo do Caio, porque, no geral, é muito inferior aos seus outros contos. Bom, tudo isso pra dizer que eu gostei da idéia (não do título que carrega valores preconceituosos). Então eu também, ahahaha, estou lançando, aqui no blog, claro, as poesias que não entraram no meu livrinho… seja porque eram inferiores, ou não tão significativas pra sequência que escolhi, ou ingênuas, ou porque ainda precisam ser melhor trabalhadas… como se fosse mostrando as pedras ou cascas que se retiram do feijão…


Eu gosto deste poema, “Paisagem urbana”… tenho um carinho especial por ele, porque sempre que o leio consegue trazer de volta, de forma viva, o instante de seu nascimento. Um instante que, com certeza, todo mundo já experimentou na vida: quando parece que desligam a máquina do mundo, a máquina do tempo e que tudo pára, bóia. Ainda me surpreendo com esses instantes e sempre fico na dúvida se é real ou algo subjetivo, iluminação interna… ahahah… Bom, não entrou no livro porque, apesar de gostar dele, acho bobinho, meio sem sal… e também não teria lugar dentro da estrutura de três partes que montei.

Paisagem urbana

Um espirro é contido
em alguma parte.
Uma janela
se abre.
Um cachorro manca
entre as coisas.
Poeira de encontro
ao silêncio solar.
É tarde.
As cigarras não ardem.
Todos aguardam um sinal.
O velho na cadeira
esqueceu.
No varal,
as roupas aproveitam
e não secam.
O ronco
dum avião
engorda o céu.
É tarde.
Demais.

Verde.
Olhinhos contra o vidro
acenam adeus.

~ por jeffvasques em 28/01/2010.

Uma resposta to “Catando feijão I”

  1. Jeff, a esta hora da manhã me fez pensar na última cena de “Eles não usam black-tie”, do Hirszman. Os feijões, o silêncio, a cumplicidade, o efêmero eterno. Beijo.

Deixe um comentário

 
