Peru e Javier Heraud


Javier_Heraud

Aqui no Peru pude ter acesso a antologia de Javier Heraud (impossível de conseguir no brasil), jovem poeta lutador que foi assassinado barbaramente ha alguns quilometros de onde estou (Cusco), em Puerto Maldonado. Pena minha passagem pelo peru ser tao rapida, pois gostaria de entrar em contato com familiares e amigos de Heraud… mas certamente voltarei para ca, porque realmente me apaixonei pelo povo, pela paisagem e pela cultura peruana! Abaixo traduzi um trechinho dum poema premonitório… pois Javier foi assassinado enquanto estava num barco, no meio de um rio da selva peruana… e como nesse poema, tambem tenho sede e tambem venho perguntando e me perguntando pelos caminhos… e nao ha resposta, a nao ser a que eu mesmo consiga construir comigo e com todos…

Elegia(fragmento) Javier Heraud

Tu quisestes descansar
em terra morta e no esquecimento.
Acreditavas poder viver sozinho
no mar, ou nos montes.
Logo soubestes que a vida
é solidao entre os homens
e solidao entre os vales.
Que os dias que circulavam
em teu peito só eram mostras
de dor entre teu pranto. Pobre
amigo. Nao sabias nada nem choravas nada
Eu nunca me rio
da morte.
Simplesmente
sucede que
nao tenho
medo
de
morrer
entre
pássaros e árvores
Eu nao me rio da morte.
Mas as vezes tenho sede
e peco um pouco de vida,
as vezes tenho sede e pergunto
diariamente, e como sempre
sucede que nao há respostas
senao uma gargalhada profunda
e negra. Já te disse, nunca
se deve rir da morte,
mas sim conheco seu branco
rosto, sua tétrica vestimenta.

(…)

~ por jeffvasques em 07/01/2013.

Uma resposta to “Peru e Javier Heraud”

  1. Premonitório mesmo… e belo poema!

Deixe um comentário

 
