Teoria queer: de acordo com minha avó


SP - PARADA GAY/SP - GERAL - Participantes durante a 19ª Parada do   Orgulho LGBT de São Paulo 2015,   denominada "Eu Nasci Assim, Eu Cresci   Assim, Vou Ser Sempre Assim: Respeitem-   me!" na Avenida Paulista neste domingo,   07.    07/06/2015 - Foto: SÉRGIO CASTRO/ESTADÃO CONTEÚDO

SP – PARADA GAY/SP – GERAL – Participantes durante a 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2015, denominada “Eu Nasci Assim, Eu Cresci Assim, Vou Ser Sempre Assim: Respeitem- me!” na Avenida Paulista neste domingo, 07. 07/06/2015 – Foto: SÉRGIO CASTRO/ESTADÃO CONTEÚDO

(foto de Sérgio Castro – performance da atriz transexual Viviany Beleboni na 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2015)

TEORIA QUEER: DE ACORDO COM MINHA AVÓ
(Richard Blanco, Espanha, 1968)

Nunca beber refrigerante com um canudo
de milk shake? Talvez.
Pare de olhar o catálogo Avon de sua mãe,
e a roupa íntima dos homens nesses folhetos da Sears.
Eu tô de olho em você…
Fique de fora das festas de Tupperware dela
e de seus frascos de perfume – não deixe ela te beijar,
ela te beija muito demais.
Evite abraçar homens, mas se você precisar,
dê uns tapinhas bem fortes
nas costas, mesmo
se for teu pai.
Você tem que ter esse gato? Não acaricie ele tanto,
por que você não gosta de cães?
Nunca brinque de casinha, mesmo se você for o marido.
Pare de sair com aquele garoto, Henry, ele é muito pálido,
e eu não me importo como você chama
aqueles bonecos GI Joes dele…
são bonecas.
Não desenhe arco-íris ou flores ou pôr do sol.
Eu tô de olho em você…
Ainda melhor, não desenhe – nada de livros de colorir também.
Abandone seus lápis-crayons, suas comidinhas Play-Doh, seus Legos.
Onde estão seus HotWheels,
sua arma laser e algemas,
as facas que lhe dei?
Nunca empine pipa ou ande de patins, mas lance
quantos fogos de artifício você quiser,
mate todos os lagartos que você puder, corte minhocas –
alimente seu gato com elas.
Não se sente daquele jeito indiano, com as pernas cruzadas –
você não é indiano.
Pare de ficar fazendo barulho com suas sandálias –
você não é nenhuma menina.
Pelo amor de Deus, nunca faça xixi sentado.
Eu tô de olho em você…
Nunca tome banho de espuma ou lave o cabelo
com shampoo – shampoo é para as mulheres.
E também o condicionador.
E o mousse de cabelo.
E loção para as mãos.
Nunca lixe suas unhas ou use o secador de cabelos –
vá ao barbeiro com o seu avô –
você não é unissex.
Fique fora da cozinha. Os homens não cozinham –
eles comem. Coma o que você quiser, exceto:
ovos cozidos*
pirulitos
croissants (rosca? talvez.)
sanduíches de pepino
petit fours.
Não assista Bewitched ou I Dream of Jeannie.
Não olhe fixamente para The Six Million Dollar Man.
Eu tô de olho em você…
Nunca dance sozinho em seu quarto:
Donna Summer, Barry Manilow, Captain
and Tennille, Bette Midler, e todos os musicais –
proibidos.
Posters de gatinhos, Star Wars, ou da Torre Eiffel –
proibidos.
Esses livros chiques sobre arquitetura e arte –
eu os joguei no lixo.
Você não pode usar água de colônia ou conchas
e é melhor eu não te pegar com tamancos.
Se eu te ver com um rabo de cavalo – vou cortar fora.
O quê? Não, você não pode furar sua orelha,
lado esquerdo ou direito –
não me importa –
você não vai parecer uma maldita bicha
eu tô de olho em você…
mesmo se você for uma.

* devilled eggs

(tradução de jeff vasques)

~ por jeffvasques em 28/06/2015.

Deixe um comentário

 
